08 fevereiro 2013

Aconteceu...


Um pouco sobre a história I Mostra Espírita de Dança do Rio de Janeiro

                                 No dia 15 de setembro de 2012 realizou-se, no Grupo Espírita Regeneração (uma casa fundada por Bezerra de Menezes, que fica no bairro Maracanã, cidade do Rio), a I Mostra Espírita de Dança do Rio de Janeiro. Descrevemos aqui como foi o evento, quais foram os grupos participantes, alguns números e curiosidades, como forma de registro e de agradecimento a todos que participaram deste dia especial.

Os planejamentos para a realização da Mostra tiveram início num bate-papo informal na II Mostra ABRARTE Sudeste, que aconteceu no Rio de Janeiro em abril de 2011. Lá, reunidos na arquibancada da quadra da escola, alguns participantes de grupos espíritas de dança e simpatizantes iniciaram o esboço em Terra do que seria a I Mostra Espírita de Dança no Rio.

A partir daí, e de forma muito mais intensa no início de 2012, iniciaram-se os preparativos. O primeiro desafio: conseguir um espaço que comportasse a Noite Artística, e ao mesmo tempo pudesse receber os participantes para o dia. Conseguido o local, pendências outras como definição de data, contato com os grupos (e descoberta de outros que sequer conhecíamos), elaboração do cartaz (agradecimento especial ao GEAMA por isso), inscrições, divulgação (com muita ajuda da Mocidade Leopoldo Machado e da Casa de Cultura de Mesquita), dentre outras, foram resolvidas com o tempo, e com a ajuda de inúmeros colaboradores.

Durante o dia recebemos 97 pessoas. Na parte da manhã: credenciamento, integração e estudos (estes preparados pelo Grupo Crisálida). Alguns amigos do GEAMA, da Oficina, do Carpe Diem e de Vitória/ES chegaram cedo e ajudaram na preparação do café da manhã.


O almoço e lanche da tarde foram preparados pela equipe do próprio Grupo Espírita Regeneração, a quem oferecemos nossa gratidão, não apenas pela deliciosa comida, mas pelo espaço concedido e o carinho dispensado.

À tarde, dois momentos de oficinas preparadas pelo pessoal da Oficina de Estudos da Arte Espírita. Foram ofertadas as oficinas de Jazz, Dança de Salão e Musicalização para bailarinos. Foram momentos de muita alegria e confraternização, ainda que em espaços reduzidos ou no próprio pátio da casa espírita... Os participantes amaram!

No final da tarde, corre-corre para a marcação de palco, ajuste dos últimos detalhes, lanche, arrumação dos bailarinos. Enquanto isso, os participantes que não se apresentariam à noite estiveram presentes na oficina de Dança Circular ofertada pelo pessoal do Grupo Elos do Infinito, de Araruama, região dos Lagos.

Para a Noite Artística, além dos participantes do dia, recebemos uma platéia de cerca de 100 pessoas. Muitos que nunca haviam tido contato com a dança aliada à Codificação (assim como grande parte dos que estiveram presentes durante o dia)... Foi uma noite linda e surpreendente, com propostas muito diferentes que se complementavam, mostrando as variadas formas de expressão do Espírito, de utilização da dança como ferramenta de crescimento.

Apresentando um total de 15 trabalhos, além de um vídeo de abertura contextualizando a Mostra no movimento brasileiro de dança espírita (ou espírita de dança), a Noite Artística contou com nove grupos, que torciam uns pelos outros em clima de pura fraternidade:

- Asas da Alma (Nilópolis - RJ)

- Carpe Diem, da Casa de Cultura Espírita de Mesquita (Mesquita - RJ)

- Crisálida (Ilha do Governador/ Rio de Janeiro - RJ)

- Elos do Infinito (Araruama - RJ)

- GEAMA (Recreio dos Bandeirantes/ Rio de Janeiro - RJ)

- Grupo de Arte Espírita Cotidianus (Campos dos Goytacazes - RJ) – Este com música ao vivo da animada banda do Grupo Cotidianus, que nos brindou, inesperadamente, com a ambientação na chegada da platéia da noite. Foi lindo!

- Grupo Q Atua (Campo Grande/ Rio de Janeiro - RJ)

- Mocidade Leopoldo Machado (Nilópolis - RJ)

- Oficina de Estudos da Arte Espírita (Méier/ Rio de Janeiro - RJ)

Ao final, após um vídeo feito pela organização do evento com imagens das atividades do dia, todos os participantes foram convidados para uma grande dança circular. Os quase 200 presentes formaram três rodas que se misturavam, e entoaram e dançaram juntos um hino à Mãe-Terra, como lembrança às nossas origens... Terminamos agradecendo a Deus pela maravilhosa oportunidade, certos de que esta foi apenas a primeira de muitas.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização desta primeira Mostra, seja nas atividades do dia, seja com materiais, doações, mão-de-obra, apoio moral ou com a apresentação de seus lindos trabalhos. Mais ainda, pelos sorrisos trocados ao longo do dia, e simplesmente pela possibilidade e alegria de estarmos juntos por um mesmo ideal. Essa experiência já nos deixa saudades, e ao mesmo tempo enche de entusiasmo para 2013...

Nos vemos na II Mostra Espírita de Dança do Rio de Janeiro!

Comissão Organizadora da I Mostra Espírita de Dança do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: