Mostra Espírita de Dança

História da Mostra Espírita de Dança “Oficina do Espírito”



A Mostra Espírita de Dança ”Oficina do Espírito” foi criada pelo Grupo Espírita de Dança Evolução e aconteceu pela primeira vez em 05 Outubro de 2001, no Instituto de Difusão Espírita em Araras.

O grupo, criado em Dezembro de 1995, desconhecia até então, a existência de outros grupos de dança no movimento espírita. O objetivo da mostra era descobrir outros grupos existentes, através da divulgação nacional do evento. Além disso, surgia a meta de difundir a dança dentro da Doutrina Espírita, oferecendo oficinas de capacitação aos grupos, palestras e noites artísticas, onde permutando experiências, lapidassem o trabalho técnico e artístico dos grupos.

Lançada a divulgação a nível nacional, com ajuda da gráfica do Instituto de Difusão Espírita, veio a agrádavel surpresa, quando começaram a chegar as primeiras inscrições: Grupo Sáphyra de Pernambo, Grupo Arte Vidinha de Franca, Grupo “Graça e Luz” de São Paulo, Jovens Espíritas a Caminho da Luz (JECAL) – SP, Grupo Força, Esperança e Harmonia (FEH) também de São Paulo, Casas André Luiz (SP) e APAE – Araras.

Durante a primeira mostra, o salão azul do Instituto de Difusão Espírita,com capacidade aproximada para 400 pessoas, ficou lotado, sendo que muitas pessoas ficaram em pé. Os bailarinos espíritas, tiveram que assistir o evento da porta de vidro que dava acesso ao salão da apresentação.

Foi uma noite mágica! – lembro-me a diretora do Grupo “Casas André Luiz” descrevendo, “Não sabíamos se era sonho ou realidade! Na abertura do evento, feita pela Grupo Espírita de Dança Evolução, bailarinos de todas as idades, crianças bem pequenas, jovens, adultos e idosos dividiam o palco e a platéia, permutando vibrações entre encarnados e desencarnados.

A emoção era tanta, que as lágrimas rolavam sem que pudéssemos impedi-las e assim correram duas horas de apresentações belíssimas, onde irmados pelo ideal da Arte Espírita, elevávamos nossos pensamentos em gratidão ao Pai, por ter-nos dado a oportunidade de participar desse momento que nos marcaria por toda a vida.

Desde então, a Mostra acontece anualmente no Instituto de Difusão Espírita em Araras, sempre no segundo semestre do ano, difundindo a dança no meio espírita, capacitando os grupos, oferecendo espaço para troca de experiências e aprimoramento técnico e expressivo aos bailarinos e coreógrafos espíritas.


Maiores informações no site do evento:
http://mostraespiritadedanca.wordpress.com/